Anuncie com a gente!!!

A Propaganda é a alma do negócio !

Nossos Colaboradores!!!

 photo bannercompleto com novo ringo_zpsft8o4vna.gif

Obrigado pela Visita

"SEJAM BEM-VINDOS, Convidamos todos a navegarem em nossa página.".

Momento Gospel

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ministério das Comunicações publica aviso de habilitação para rádios comunitárias, entre elas uma para Presidente Kennedy


Prazo para inscrição de entidades interessadas vai até 27 de dezembro

Brasília – O Ministério das Comunicações publicou nesta sexta-feira, 12 de novembro, no Diário Oficial da União, aviso de habilitação para que 77 localidades, distribuídas em 18 estados brasileiros, possam receber novas rádios comunitárias. O prazo para que as associações interessadas em prestar o serviço realizem suas inscrições e apresentem toda a documentação exigida é de 45 dias contados a partir de desta sexta-feira 12.

Podem se habilitar as associações e as fundações comunitárias, legalmente constituídas, que possuam sede na região onde pretendem prestar o serviço. Os formulários necessários para o cadastro estão disponíveis no site www.mc.gov.br, no item “Rádio Comunitária”. Além disso, é necessário efetuar o pagamento de uma taxa de cadastramento no valor de R$ 20,00.

P ara outras informações sobre outorgas de Rádio Comunitária, entre em contato com a Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica, deste Ministério, pelo seguinte endereço eletrônico: ssce.atendimento@mc.gov.br
(61) 3311-6294 ou (61) 3311-6592.

Confira a lista das localidades abrangidas pelo aviso de habilitação:
UF Localidade Canal
AM Japura 200
AM To n a n t i n s 200
BA Antônio Gonçalves 285
BA Caetanos 200
BA Campo Alegre de Lourdes 285
BA Iraquara 285
BA Itaguaçu 200
BA Jaguaquara 285
BA João Dourado 285
BA Jussara – Distrito de Recife 285
BA Mansidão – Distrito de Aroeiras 200
BA Presidente Dutra – Distrito de Campo Formoso 285
BA Santa Rita de Cássia – Assentamento Antonio Conselheiro II 200
BA Uibaí – Distrito de Hidrolândia 285
CE Cedro – Distrito de Santo Antônio 285
CE Cedro – Distrito de Várzea da Conceição 285
CE Ibaretama 285
DF Condomínio Jardim Botânico 251
DF Riacho Fundo 251
ES Presidente Kennedy 200
GO Cidade de Goiás 251
GO Inhumas 200
GO Itaberaí 200
GO Goianésia 200
GO Goiânia – Jardim Guanabara I 200
GO Goiânia – Jardim Primavera 200
GO Goiânia – Goiânia Viva 200
GO Professor Jamil 200
GO Santa Terezinha de Goiás 200
MG Monte Formoso 285
MG Montes Claros 285
MG São Francisco – Distrito de Morro 200
MT Guiratinga 285
MT Juruena 200
MT Nova Marilândia 285
MT Peixoto de Azevedo 285
MT Pontes e Lacerda 285
MT Sinop 200
PB Duas Estradas 285
PB Pararí 200
PB Passagem 290
PE Lagoa do Ouro 285
PE São Lourenço da Mata 253
PI Corrente 200
PI Cristino Castro 200
PI Jardim do Mulato 200
PI Sebastião Barros 200
PR Agudos do Sul 252
PR Ampere 254
PR Arapongas 220
PR Campina da Lagoa 285
PR Campina Grande do Sul 252
PR Itapejara do Oeste – Vila Barra Grande 285
PR Itapejara do Oeste – Vila Coxilha Rica 285
PR Nova Esperança 290
PR São José dos Pinhais 252
RJ São João da Barra 200
RN Açu 285
RN Apodi – Comunidade Santa Rosa 200
RN Carnaubais 285
RN Carnaúba dos Dantas – Povoado Ermo 200
RN Taipu – Vila Gameleira 200
RO Ji-Paraná – Distrito de Nova Londrina 285
RO Porto Velho – Distrito de Nova Califórnia 290
RO Porto Velho – Distrito de Vista Alegre 290
RO Presidente Médice – Distrito de Estrela de Rondônia 200
RO Espigão do Oeste – Distrito de Boa Vista do Pacarana 200
RR Caroebe 200
RS Amaral Ferrador 285
RS Cerro Grande do Sul 198
RS Espumoso 285
RS Ijui 290
RS Jaboticaba – Vila Trentim 200
RS Rio Pardo 285
RS Santa Vitória do Palmar 200
RS São José do Hortêncio 198
SP São Lourenço da Serra 198



O que é uma rádio comunitária?
O Serviço de Radiodifusão Comunitária foi criado pela Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. Trata-se de radiodifusão sonora, em freqüência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1km a partir da antena transmissora. Podem explorar esse serviço somente associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, com sede na localidada da prestação do serviço. As estações de rádio comunitárias devem ter uma programação pluralista, sem qualquer tipo de censura, e devem ser abertas à expressão de todos os habitantes da região atendida.


Como se habilitar para a prestação do Serviço de Radiodifusão Comunitária?
Para o primeiro passo necessário à habilitação de emissoras de radiodifusão comunitária, as entidades competentes para pleitear tal Serviço, associações comunitárias e fundações também com essa finalidade, ambas sem fins lucrativos, deverão fazer constar em seus respectivos estatutos o objetivo "executar o Serviço de Radiodifusão Comunitária". Depois dessa providência, deverão as interessadas retirar da página na Internet do Ministério das Comunicações o "formulário de demonstração de interessa em instalar rádio comunitária" no seguinte endereço:
Formulário A-1 (pdf - 5,9KB) : esse formulário deve ser preenchido e enviado para o seguinte endereço, por via postal, em carta registrada:
Ministério das Comunicações
Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica
Departamento de Outorga de Serviços
Esplanada dos Ministérios, Bloco R, Anexo, Sala 300 - Ala Oeste
CEP: 70044-900
Brasília - DF
Após a efetivação do cadastro da interessada junto ao Ministério das Comunicações, a partir do recebimento do "formulário de demonstração de interesse em instalar rádio comunitária", será enviado um comunicado à requerente, com o intuito de informá-la acerca do número do seu respectivo processo. A partir daí, a interessada deverá aguardar a publicação no Diário Oficial da União dos "Avisos de Habilitação", nos quais haverá uma lista de municípios habilitados à prestação do Serviço de Radiodifusão Comunitária. Caso o Município da interessada esteja na lista, ela deverá apresentar ao seu processo os seguintes documentos, dentro do prazo estabelecido:
- estatuto da entidade, devidamente registrado;
- ata da constituição da entidade e eleição dos dirigentes, devidamente registrada;
- prova de que seus diretores são brasileiros natos ou naturalizados há mais de 10 anos;
- comprovação da maioridade dos diretores;
- declaração assinada de cada diretor, comprometendo-se ao fiel cumprimento das normas estabelecidas para o Serviço;
- manifestação em apoio à iniciativa, formulada por entidades associativas e comunitárias, legalmente constituídas e sediadas na área pretendida para a prestação do Serviço, e firmada por pessoas naturais ou jurídicas que tenham residência, domicílio ou sede nessa área.
Após recebidos os documentos de todas as entidades candidatas a prestarem o Serviço de Radiodifusão Comunitária na localidade, o Ministério das Comunicações irá iniciar a análise dos processos.


Como são escolhidas as entidades vencedoras?
Os profissionais da Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica (SSCE) conferem se houve o cumprimento das exigências legais por parte das entidades interessadas em prestar o Serviço de Radiodifusão Comunitária. Caso exista apenas uma entidade com processo regular, o Ministério comunica ao requerente para que este encaminhe o projeto técnico da estação. Já para as localidades com mais de uma interessada em situação regular, caso não exista a possibilidade técnica de coexistência dessas emissoras, a SSCE propõe a associação entre as interessadas. Se não houver acordo, utiliza-se o critério da representatividade, que consiste na escolha da requerente que tiver mais manifestações de apoio da comunidade. Caso haja empate no caso da utilização desse último critério, o Ministério realizará um sorteio para escolher a entidade vencedora.
Minha rádio foi autorizada pelo Ministério das Comunicações a funcionar. Já posso colocá-la no ar? Ainda não. Somente após a análise do Congresso Nacional e a publicação de um Decreto Legislativo, as rádios comunitárias recebem uma licença definitiva de funcionamento. Contudo, desde a publicação da Medida Provisória 2.143, o Ministério das Comunicações pode emitir uma licença provisória para funcionamento das rádios comunitárias se o Congresso não avaliar o respectivo processo dentro do prazo de 90 dias contado a partir da data do recebimento dos autos. Transcorrido esse prazo, a entidade deverá requerer ao MC a emissão da licença provisória.

Como deve ser a programação de uma rádio comunitária?
A programação diária de uma rádio comunitária deve conter informação, lazer, manifestações culturais, artísticas, folclóricas e tudo aquilo que possa contribuir para o desenvolvimento da comunidade, sem discriminação de raça, religião, sexo, convicções político-partidárias e condições sociais. A programação deve respeitar sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família, prestar serviços de utilidade pública e contribuir para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas. Além disso, qualquer cidadão da comunidade beneficiada terá o direito de emitir opiniões sobre quaisquer assuntos abordados na programação da emissora, bem como manifestar idéias, propostas, sugestões, reclamações ou reivindicações.


Como deve ser a publicidade nas rádios comunitárias?
As prestadoras do Serviço de Radiodifusão Comunitária podem transmitir patrocínio sob a forma de apoio cultural, desde que restritos aos estabelecimentos situados na área da comunidade atendida. Entende-se por apoio cultural o pagamento dos custos relativos à transmissão da programação ou de um programa específico, sendo permitida, por parte da emissora que recebe o apoio, apenas veicular mensagens institucionais da entidade apoiadora, sem qualquer menção aos seus produtos ou serviços.


O que não pode ser transmitido por uma rádio comunitária?
É proibido a uma rádio comunitária utilizar a programação de qualquer outra emissora simultaneamente, a não ser quando houver expressa determinação do Governo Federal. Não poderá ela, também, em hipótese alguma: veicular qualquer tipo de defesa de doutrinas, idéias ou sistemas sectários; e inserir propaganda comercial ou jingles.


Em que freqüência funcionam as rádios comunitárias?
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definirá uma freqüência para ser utilizada pelas emissoras prestadoras do Serviço de Radiodifusão Comunitária em todo o País. Em caso de impossibilidade técnica quanto ao uso desse canal em determinada região, a Anatel designará um canal alternativo, que pode variar de 88 a 108 Mhz, em FM. Antes de adquirir os equipamentos para as suas respectivas rádios comunitárias, as interessadas deverão observar antes, no Plano Básico de Distribuição de Canais, qual a freqüência indicada para os seus Municípios.


Por quanto tempo vale a autorização para a exploração de rádios comunitárias?
A Lei 9.612 previa que a cada autorização para a execução do Serviço de Radiodifusão Comunitária teria validade de 3 anos. Contudo, a Lei 10.597, de 2002, ampliou esse prazo de 3 para 10 anos, renováveis por iguais períodos, se cumpridas as exigências legais vigentes.


Qualquer um pode prestar o Serviços de Radiodifusão Comunitária?
Não, apenas associações e fundações comunitárias que tenham esse objetivo em seus respectivos estatutos. A cada entidade será outorgada apenas uma autorização para a execução do Serviço de Radiodifusão Comunitária. Não podem obter essa outorga entidade prestadora de qualquer outra modalidade de serviço de radiodifusão ou entidade que tenha como integrantes de seus quadros de sócios e administradores pessoas que, nestas condições, participem de outra entidade detentora de outorga para a exploração de qualquer dos serviços mencionados.

Fonte: CDN com informações Ministério das Comunicações

São João da Barra divulga programação do verão 2011


Michel Teló, Parangolé, Maria Cecília e Rodolfo e J. Quest entre as atrações

A Prefeita de São João da Barra, Carla Machado, anunciou no último domingo (28/11), durante o show de Angela Maria, que fez parte da programação do Festival da Primavera, no Novo Balneário, algumas das atrações que farão parte da programação do Verão 2011.


Antecipando a programação, a prefeita anunciou os shows de Michel Teló, revelação do sertanejo universitário, durante o Reveillon, na praia de Grussaí, que ainda receberá, em outras datas, bnda Tomate, Banda Eva e Parangolé. A praia do Açu também receberá o ex-vocalista do grupo Rapazolla, além da dupla Maria Cecília e Rodolfo e da banda baiana Voa Dois. Já o Novo Balneário em Atafona, contará esse ano com a volta de Zé Ramalho e banda. Uma das novidades na programação é Milton Nascimento, pela primeira vez se apresentando em São João da Barra e o rock de Jota Quest que vai sacudir o verão 2011.


Dentro das próximas semanas a Prefeitura de São João da Barra anunciará o restante da programação, que promete ser uma das melhores de todos os tempos. A Secretaria de Turismo está aguardando confirmações. A previsão é que no dia 14 de dezembro, quando será anunciada oficialmente a programação completa, todos já tenham confirmado.


Segundo o secretário de Turismo, Márcio Soares, estão faltando apenas detalhes técnicos, como certidões e possíveis trocas de datas.


Redação, informações da Ascom SJB

domingo, 28 de novembro de 2010

Mega-operação policial no complexo do Alemão



Helicópteros e veículos blindados da polícia e das Forças Armadas abriram caminho na manhã deste domingo (28/11) para a ocupação do conjunto de favelas do Alemão. Por volta das 10h a polícia já havia chegado ao topo do morro. O comando da PM ordenou que toda as casas da comunidade sejam vasculhadas.

"Agora é a hora da paciência de verificar casa por casa, beco por beco. Nós temos todas as suspeitas do mundo que há muita gente aí daqueles que fugiram. Eles, até o momento, não enfrentaram. Preferiram fugir, o que não significa que não estão preparando uma armadilha para as nossas equipes. O trabalho mais difícil vem agora ",disse o comandante geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte em entrevista hoje pela manhã.


Segundo o subchefe de Polícia Civil, Rodrigo Oliveira, duas toneladas de maconha já foram apreendidas. A polícia já apreendeu também material de endolação de drogas, além de fuzis, granadas e uma faca.


Dois helicópteros da polícia sobrevoam o complexo, dando apoio aos homens que estão em terra. "Um helicóptero é de combate e um segundo filma as ações, apontando onde os traficantes onde estão escondidos. A maioria já se abrigou dentro das casas", afirmou o chefe de Polícia Civil, Allan Turnowski.
Neste momento, os policiais estão em pontos estratégicos da favela e da cidade para evitar a possível fuga de traficantes.


No complexo do Alemão, a ordem é vasculhar casa por casa, numa varredura minuciosa pelas cerca de 30 mil residências e 100 mil moradores, a procura não só dos bandidos, mas também de material do trafico. Como a população tem contribuído com a operação, o coronel Mário Sérgio disse hoje pela manhã que qualquer ação de impedimento desse trabalho será considerada suspeita.


Um posto itinerante do Instituto Félix Pacheco foi montado para que cada morador que deixar a comunidade tenha a sua identidade conferida. Mais de 100 mandados de prisão expedidos devem ser cumpridos na operação.


Apoio da população


Em todas as imagens da comunidade é possível ver panos brancos estendidos nas janelas das casas, como um pedido de paz. A polícia tem recebido o apoio da população, que oferece água e entregam cartas e bilhetes de incentivo e agradecimento, o que mostra o grande número de gente de bem que vivia acuada sob a ditadura do tráfico.


O delegado Marcus Vinicius, que trabalha no gabinete de crise montado pela polícia ressaltou o apoio que as equipes estão recebendo dos moradores. "A ajuda é impressionante. Eles oferecem água e se mostram felizes com a nossa presença".


A polícia recomenda que moradores do complexo não tentem voltar a suas casas até o final da operação, e que a população das favelas tem apoiado a ação. Ainda de acordo com o policial civil, os agentes estão preparados para reagir a qualquer resistência de pessoas que sejam abordadas no local.


Tentativas inusitadas de fuga


Depois do traficante conhecido como Leandrinho, chefiava a venda de drogas em Volta Redonda, Angra dos Reis e Barra Mansa ter se disfarçado de pastor evangélico para tentar fugir do cerco da polícia na tarde do último sábado (27/11), hoje oito criminosos do Alemão foram capturados quando tentavam fugir da Favela da Grota pelos bueiros das ruas. Segundo a polícia, um deles seria o responsável pela falsificação de documentos da quadrilha que chefiava o tráfico no local.


Chefes do tráfico se entregaram


A Polícia Militar declarou hoje por volta das 11h25 atrave´s de assessoria que alguns chefes do tráfico no Alemão, já teriam se entregaram. O número e o nome, no entanto, ainda não foram divulgados.


"A varredura no Alemão pode durar dias. Isso porque acreditamos que existam ali 5 mil moradias e cerca de 200 criminosos continuam ali dentro", diz o coronel Lima Castro Relações Públicas da PM.


Mansão de luxo


A polícia chegou também na manhã de hoje à mansão do traficante conhecido como “Pezão”, chefe de tráfico do Alemão. O imóvel estava vazio. Segundo o delegado Marcos Vinícius Braga, trata-se de um imóvel triplex, com hidromassagem, discoteca, ar-condicionado em todos os cômodos, assim como TV de LCD.


“Eu nunca vi nada igual, é muito, melhor do que muita casa no Leblon, nunca vi disso”, disse o delegado, que afirmou que o traficante destruiu todos os cômodos antes da chegada da polícia.


Até agora oito toneladas de maconha, 16 fuzis, uma metralhadora calibre 30, granadas e munição em grande quantidade foram apreendidos. A polícia acredita que a operação no Alemão se estenderá por dias e apesar de não ter ocorrido grande resistência, não descarta a possibilidade de confronto com os marginais.Hoje pela manhã, o titular da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), delegado Marcus Vinicius declarou que houve pouca resistência de traficantes durante a tomada pela Polícia do território. "O ambiente está tranquilo. Preocupantemente tranquilo demais", comentou.

..........................................
Ururau com pesquisa na internet
Siga: twitter.com/siteururau

Muita alegria na formatura da turma de Educação Infantil da Creche Jalily Acruche





Na tarde desta sexta-feira (26/11) aconteceu a formatura dos alunos da turma de Educação Infantil da creche Jalily Acruche, no Centro do município de São Francisco de Itabapoana. Na ocasião, 15 alunos receberam o diploma.
A diretora do departamento de Ensino, Silvana de Fátima Freitas da Silva, representou a secretária de Educação, Yara Cinthia Nogueira. Ela destacou a importância desta etapa na vida das crianças. "Esta é a primeira etapa da Educação Básica. É importante que vocês pais participem não só da formatura como do dia a dia da escola de seus filhos. A participação de vocês é essencial para vitória deles amanhã. Que esta seja a primeira de muitas formaturas deles", finalizou Silvana.
Durante a cerimônia, os pais entregaram os anéis de formatura para seus filhos. Os formandos fizeram o juramento de serem bons filhos e alunos. Ao final, houve homenagem à secretária de Educação, à diretora e às professoras.
Por Bianca damasceno
Fotos Flori fernandes

Audiência pública em SFI reúne representantes da Ampla e do Executivo


Na manhã desta sexta-feira (26/11), na Câmara Municipal de Vereadores, em São Francisco de Itabapoana, aconteceu uma audiência pública para tratar assuntos de fornecimento de energia no município. Vários vereadores estavam presentes e o Executivo foi representado pelo procurador geral do município Enaldo Barreto. Em nome da Ampla, estava presente uma comissão que incluía o diretor regional de fornecimento, Márcio Lindolfo, e o relações institucionais, Guilherme Brasil.
A reunião teve foco nas frequentes interrupções de energia (piques) e no aumento da demanda para o verão. Os representantes da Ampla pontuaram sobre os eventuais causadores de problemas de energia no município, como a maresia. "A poluição salina (maresia) é um dos principais obstáculos ao fornecimento de energia, pois causa corrosão de grande parte do equipamento na área litorânea", explicou Márcio Lindolfo, diretor regional de fornecimento. Algumas medidas foram demonstradas como a preparação da rede elétrica para a área do litoral e a lavagem das redes.
Segundo o procurador geral do município, Enaldo Barreto, algumas outras ações precisam ser tomadas ainda para a melhoria do fornecimento para 2011. "Precisamos que a Ampla renove a rede em alguns pontos, pois os postes estão em péssimo estado. O serviço de atendimento também precisa melhorar, ser humanizado" frisou Enaldo.
Ao final, a palavra foi dispensada aos presentes, para que pudessem fazer reclamações e dar sugestões para a melhoria do serviço oferecido

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Diversidade cultural marca Feira Pedagógica em escola de Boca da Areia

Dança, teatro e arte marcaram a II Feira Pedagógica promovida pela escola Otávio Pinto de Oliveira da localidade de Boca da Areia, em São Francisco de Itabapoana. Com o tema "Nossa escola valoriza a diversidade cultural", a feira destacou as influências que o brasileiro recebeu de outros povos e países estrangeiros.
O evento aconteceu nesta sexta-feira (26/11) e contou com a participação de familiares dos alunos e com a comunidade local. Também marcaram presença a diretora do Departamento de Cultura, Maenilse Gonçalves, e a Coordenadora do programa ProJovem Adolescente, Jociane Azevedo.
A feira pedagógica mostrou como as diferentes culturas vindas de outros povos contribuíram no estilo de vida dos brasileiros na esfera da cultura, alimentação, dança e religião. Na ocasião, também foi apresentada a cultura de São Francisco, destacando além de seu patrimônio histórico, político e econômico, as lendas e festas populares.
Na parte da manhã, aconteceu a apresentação de capoeira "Samba de Roda" e a dança africana com os adolescentes do ProJovem. À tarde, foram apresentadas peças teatrais e diversas danças com os alunos da escola.
O diretor geral da escola, Rodrigo Barcelos, fez agradecimentos à equipe pelo sucesso do evento. "A integração de todos contribuiu para o resultado positivo da feira. Quero agradecer a cada aluno e funcionário que ajudou a preparar e organizar essa festa que incentivou a valorização da nossa diversidade cultural", falou Rodrigo.

Por Mary Oliveira
www.pmsfi.rj.gov.br

Sai a lista dos atletas convocados para Seleção de São Francisco

Por Bianca Damasceno
Nesta sexta-feira (26/11) a secretaria de Esporte e Lazer divulgou os nomes dos jogadores que farão parte da seleção de futebol de São Francisco de Itabapoana. O time enfrentará a equipe do Americano (Campos) no amistoso que acontecerá no dia 5 de dezembro no estádio municipal de Volta Redonda. Os atletas devem comparecer no local às 9h portando chuteiras e caneleiras.
A seleção também participará de um amistoso com o time da cidade de Rosário da Limeira (MG), no dia 12 de dezembro, durante a festa do município. O jogo foi um convite do prefeito daquela cidade.


Inscrições

Na próxima quarta-feira (01/12) serão abertas as inscrições para o Torneio de Futebol Society Verão 2011. Os interessados devem procurar a secretaria de Esporte e Lazer, no horário de 8h às 17h.

Segue abaixo a relação dos convocados:

Antônio José (Guaxindiba)
Renato (Guaxindiba)
Farol (Guaxindiba)
Paulo Guilherme (Guaxindiba)
Jerlan (Guaxindiba)
Guinho (Guaxindiba)
Flaviano (São Francisco)
Negão (São Francisco)
Neném (São Francisco)
Chrystian (São Francisco)
Fabrício Chanel (São Francisco)
Pachola (Amprajope)
Puleca (Amprajope)
Jhone Petróleo (Buena)
Jefferson (Buena)
Guilherminho (Buena)
Alessandro (Buena)
Denis (Flôr de Maio)

www.pmsfi.rj.gov.br

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PROJETO PÓLEN EM SJB Encontros com pescadores a partir do dia 29


O núcleo do Projeto Pólen de São João da Barra vai organizar entre os dias 29 e seis de dezembro, das 17h às 20h, a troca de saberes entre o conhecimento popular e o científico em encontros
com a comunidade pesqueira de Atafona.

A atividade faz parte do terceiro segmento de trabalho do “Projeto Atafona: Cidadania Ambiental/Projeto Pólen”, que atende à condicionante de Licenciamento Ambiental de atividades de
produção, tratamento e escoamento de petróleo realizadas pelas unidades Marítimas Espadarte e P-47, e é uma exigência do conduzido pelo Ibama.

O Projeto Pólen é de formação de recursos humanos em
Educação Ambiental no processo de gestão. Como parte fundamental da proposta do projeto e contando com o apoio das prefeituras, foram implementado Pólos de Educação Ambiental nos municípios. O objetivo do trabalho é conhecer a realidade dos municípios participantes para estimular a percepção dos diferentes atores sociais para os processos existentes nos ambientes naturais e construídos.

Busca-se ainda, no projeto, atentar para a capacitação de profissionais para que reconheçam os riscos e problemas ambientais e com isso desenvolvam ações que permitam o uso sustentável do ambiente, além de fornecer, também, subsídios para que lideranças locais da gestão pública e da sociedade organizada participem da construção de projetos locais de EA, com
conseqüente atuação nos Pólos.

Os municípios participantes do projeto são Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu Rio das Ostras, Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.


Secom SJB

Países do Oriente Médio querem investir 51 milhões de dólares em São Francisco.

Por Bianca Damasceno Foto Magno Paes
O setor rural de São Francisco poderá ter uma injeção de recursos da ordem U$ 51 milhões para ampliação e melhoria da qualidade da produção de frutas in natura a fim de exportar para países do Oriente Médio. Estes investimentos viriam como capital estrangeiro para investir no aumento da produção, recuperação das instalações e reaparelhamento em máquinas e equipamentos da Cooperativa dos Produtores e Pescadores da Microbacia Hidrográfica de Imburi de Barra (COOPROMHIB) visando a exportação de produtos para aqueles países.
Esta notícia foi dada na manhã desta quinta-feira (25/11) pelo presidente da COOPROMHIB, Sigmaringa Reis, em reunião realizada com o prefeito Beto Azevedo e todo o seu secretariado. Professores da Universidade do Norte Fluminense (UENF) também participaram da reunião.
Na ocasião foram apresentados os históricos e os trabalhos desenvolvidos pela cooperativa e o sindicato, além da exibição do estudo preliminar para recuperação imediata do projeto da COOPROMHIB na atividade frutífera. A princípio a cooperativa vai exportar derivados de leite e frutas in natura (abacaxi, côco, goiaba, limão, manga e maracujá).
De acordo com o Sigmaringa Reis, os investidores ficaram encantados com o sabor do abacaxi sanfranciscano. "Eles importam abacaxi de outros países, mas nenhum tão saboroso quanto o nosso. Nossa meta é começar a exportar abacaxi a partir de julho do ano que vem", contou Sigmaringa. Na próxima semana uma comitiva brasileira de 25 pessoas vão ao Oriente Médio com mais amostras das frutas. Assim que retornar da viagem a articuladora institucional, Marlúcia Gusmão, se reunirá com os produtores rurais para contar como foi o encontro.
A cooperativa tem contado com o apoio da Agência de Promoção as Exportações (APEX), além dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura. O governo estadual, alguns parlamentares e universidades também tem ajudado no empreendimento.
O prefeito Beto Azevedo destacou a importância do investimento para o município. "Este investimento é de grande importância para o futuro do nosso município não só pelo dinheiro investido aqui, como pelo número de trabalhos que serão gerados. Também quero ajudar este projeto a dar certo", enfatizou Beto.

Cursos

O sindicato rural juntamente com a COOPROMHIB, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), vão oferecer mais de 45 cursos a partir de janeiro de 2011. A inscrição e os cursos são gratuitos. Os interessados devem procurar o sindicato rural através do telefone: 2789-1142.

Suspeito é morto em operação em Mesquita, na Baixada Fluminense




Aluizio Freire
Do G1 RJ
Uma pessoa morreu em operação do Batalhão de Choque em conjunto com policiais militares do 20º Batalhão em Mesquita, na Baixada Fluminense. Suspeito de participar do ataque ao Destacamento de Policiamento Ostensivo da região na tarde desta quinta-feira, ele estava em uma moto, ao lado de outro suspeito.

Os dois foram cercados e trocaram tiros com os policiais. Um dos suspeitos foi atingido e morreu. Com ele foi encontrada uma pistola Glock 40. O outro conseguiu fugir em direção ao Morro da Chatuba, onde os policiais fazem buscas. Logo no início da operação, uma pessoa foi detida para averiguações.

Mais cedo, ainda na Baixada Fluminense, um ônibus foi incendiado em Jardim Redentor, em Belford Roxo, na divisa com São João de Meriti. Os suspeitos do ataque mandaram os passageiros saírem e atearam fogo ao veículo. Ninguém ficou ferido.

Mais de 100 ônibus estão sem circular na região da Vila Cruzeiro



Pelo menos 115 ônibus estão sem circular na região da comunidade Vila Cruzeiro, na Penha, no subúrbio do Rio na tarde desta quinta-feira (25). Na localidade, o Bope e a Polícia Civil fazem uma megaoperação para prender criminosos. Segundo a Federação de Empresas de Ônibus do RioFetranspor, a viação Nossa Senhora de Lourdes está com quase todos seus coletivos dentro da garagem, que fica próxima à favela.

De acordo com a empresa de ônibus, menos da metade da frota está nas ruas.

Ainda segundo a viação, a Avenida Brás de Pina, principal via da Penha, já foi interditada várias vezes nesta quinta. A falta de funcionários também prejudica a circulação dos veículos.

"Aos poucos a empresa está tentando colocar seus coletivos nas ruas", informou a assessoria de imprensa da Fetranspor.

São pelo menos 18 os veículos incendiados nesta quinta-feira. Depois do último balanço da PM, que indicava 14 veículos queimados até as 11h30, mais três ônibus e uma van foram incendiados.

Escolas, comércio e hospitais prejudicados
Escolas, o comércio e até os hospitais na região também foram prejudicados com as operações da polícia na região.

Sete escolas e uma creche foram fechadas nesta manhã. Das unidades de educação, apenas uma é estadual. No entanto, segundo a Secretaria estadual de Educação, outras três escolas estaduais estão fechadas por conta da onda de violência, em Manguinhos, Madureira e Bonsucesso. Só no município, são mais de 12 mil alunos sem aulas.

A Secretaria municipal de Saúde suspendeu as cirurgias marcadas para esta quinta-feira (25) nos hospitais Salgado Filho, no Méier, Souza Aguiar, no Centro, Miguel Couto, no Leblon, e Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. O objetivo é deixar os centros cirúrgicos disponíveis para atender as vítimas do confronto entre policiais e criminosos.








Equipes do Bope e blindados da Marinha entram na Vila Cruzeiro

Do G1 RJ
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/11/equipes-do-bope-e-blindados-da-marinha-entram-na-vila-cruzeiro.html

A polícia do Rio entrou nesta quinta-feira (25) na Vila Cruzeiro, no bairro da Penha, para prender criminosos que, segundo serviços de inteligência, saíram de comunidades ocupadas pelas chamadas UPPs, as Unidades de Polícia Pacificadora.

A ação da polícia é liderada pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) e usa ao menos 350 homens (200 da Polícia Civil e 150 do Bope), com o apoio da Marinha, que cedeu nove blindados. Assista ao vivo na Globo News.

Desde domingo, o Rio vive uma onda de violência, com arrastões, veículos queimados e ataques a forças de segurança. Segundo o governo, é uma reação à política de UPPs, na qual a polícia ocupa áreas antes dominadas por criminosos.

São pelo menos 18 os veículos incendiados somente nesta quinta-feira. Depois do último balanço da PM, que indicava 14 veículos queimados até as 11h30, mais três ônibus e uma van foram incendiados. O balanço apontou ainda que, desde domingo, foram 55 veículos queimados, 55 presos, 121 detidos, 29 armas curtas, 11 fuzis, 2 espingardas e 5 granadas apreendidos.

A SEGUIR, LEIA AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES:
ÔNIBUS SEM CIRCULAR - Pelo menos 115 ônibus estão sem circular na região da comunidade Vila Cruzeiro, na Penha, por conta da megaoperação. Segundo a Federação de Empresas de Ônibus do RioFetranspor, a viação Nossa Senhora de Lourdes está com quase todos seus coletivos dentro da garagem, que fica próxima à favela.

BLINDADO DANIFICADO - Um blindado da Marinha foi danificado nesta tarde na Vila Cruzeiro. A Polícia Militar apura se veículo foi atingido por tiros. Informações iniciais relatam que o veículo teria sido atingido por oito tiros. Ainda de acordo com a polícia, o blindado danificado está sendo levado para o 16º BPM (Olaria).

FUGA DE BANDIDOS - Pouco depois das 15h, câmeras do Globocop flagraram a fuga de bandidos para o topo do morro. As câmeras mostraram os bandidos fortemente armados.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Escola de Boca da Areia realiza II Feira Pedagógica


A escola estadual municipalizada Otávio Pinto de Oliveira da localidade de Boca da Areia, no município de São Francisco de Itabapoana, vai realizar nesta sexta-feira (26/11) a II Feira Pedagógica. O evento, que está previsto para começar a partir das 9 horas, tem como tema: "Nossa escola valoriza a diversidade cultural".
Na parte da manhã, os alunos da educação infantil apresentarão as culturas estrangeiras que influenciaram a cultura brasileira. Na ocasião, os adolescentes do PROJOVEM vão mostrar uma dança africana.
À tarde, haverá mais dança, além de apresentação de capoeira dos alunos da escola e de membros da Associação de Capoeira Negrinhos de Sinhá VII (pólo de Campos). A peça "Revivendo histórias do Barracão de Gargaú" encerrará o evento.

Conselheiros de Assistência Social de São Francisco participam de capacitação em Grussaí


Os conselheiros municipais de Assistência Social de São Francisco de Itabapoana participam do curso de capacitação de “Agentes Públicos Municipais de Controle Social da Política de Assistência Social e do Programa Bolsa Família” no SESC de Grussaí.
O evento é destinado aos membros dos Conselhos Municipais de Assistência Social e das instâncias de controle social do Programa Bolsa Família dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O curso é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) juntamente com a Universidade Estadual de Montes Claros (MG).
A capacitação foi dividida em duas fases. A “Etapa Presencial,” que será finalizada nesta quarta-feira (24/11), consistiu em três dias com aulas expositivas e oficinas de aprendizagem. Após esta fase, acontece a “Etapa Não Presencial” em que os participantes terão que elaborar um relatório de conclusão da capacitação.
Representando o Conselho Municipal de Assistência Social estão as conselheiras Ednea Mansur, Zilma Pacheco e Sulamita Elias. Já as assistentes sociais Carla Fabiana Barreto e Ana Paula Melo Wotkasky representam os conselheiros da Instância de Controle Social do Programa Bolsa Família.

Bolsa Família

Também será encerrado nesta quarta-feira (24/11), o curso de capacitação dos técnicos do Programa Bolsa Família sobre a nova versão do Cadastro Único. O evento é realizado pela Caixa Econômica Federal em parceria com a secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, através da coordenação estadual do Programa Bolsa Família.
O curso, que começou na última terça-feira (23/11), está acontecendo no Hotel São Francisco, no município do Rio de Janeiro. O objetivo é orientar os técnicos sobre a utilização do novo aplicativo do Cadastro Único. Aline Rodrigues e Kissila Rangel, técnicas de São Francisco de Itabapoana, estão participando da capacitação.

Audiência pública na Câmara Municipal com a Ampla


A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA, convida, a população de São Francisco de Itabapoana, para AUDIÊNCIA PÚBLICA com os representantes da AMPLA, nesta sexta feira, 26 , a partir das 10:00 horas, no plenário da Câmara Municipal onde serão discutidas questões relativas à energia elétrica em nosso Município.Ficam convocados os vereadores, o promotor da comarca de SFI, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas, Rotary Club São Francisco , bem como os representantes das associações de moradores e a sociedade organizada.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Time do Nova Belém vence o Campeonato de Futebol Aspirante de São Francisco


A equipe do Nova Belém se consagrou campeã do Campeonato de Futebol Aspirante de São Francisco de Itabapoana ao vencer, neste domingo (21/11), o time de Buena. A partida aconteceu no estádio de Volta Redonda.
No primeiro tempo, o Buena saiu na frente e marcou. Na segunda parte do jogo, o time perdeu várias oportunidades. Com isso, a equipe do Nova Belém acabou crescendo e empatando o jogo aos 40 min. Com o empate, a disputa foi para os pênaltis. Nas cobranças os atletas do Nova Belém levaram a melhor e garantiram a vitória do time por 5 a 4.
Durante a comemoração, os atletas rezaram e o autor do gol do empate do Nova Belém, Sidnei Alves dos Santos, agradeceu ao prefeito Beto Azevedo. “Se hoje pude jogar e ser campeão foi graças ao prefeito Beto Azevedo que me ajudou a operar os dois joelhos. Se não fosse ele eu hoje não estaria aqui”, agradeceu Sidnei.
Com o atraso de 25 min da equipe do Palmeirinha, a partida preliminar não aconteceu e a taça “Cidade de São Francisco” ficou com o Guaxindiba. O time foi considerado vencedor por W.O.
Ainda houve premiação para o artilheiro Jonas Carneiro do time do Travessão (nove gols) e o árbitro Clésio Estevan. O goleiro menos vazado do campeonato foi o do Buena, Guilherme Santos. Dos 18 jogos só sofreu 11. Guilherme e mais dois goleiros da competição foram chamados para fazer teste no Juniores do Americano.

sábado, 20 de novembro de 2010

Beto assina convênio com a Cedae para obras de R$ 2,5 milhões

Por Mary Oliveira Foto Cedae_RJ

Na tarde desta quinta-feira (18/11), o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, se reuniu no Rio de Janeiro com o presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Wagner Victer e o deputado estadual João Peixoto. A reunião aconteceu para assinar um contrato que tem por objetivo realizar obras de melhoria no abastecimento de água da região sanfranciscana. As obras envolvem investimentos da ordem de R$ 2, 5 milhões e beneficiarão cerca de 25 mil habitantes.
As obras preveem a perfuração em rocha de dois poços profundos com profundidade aproximada de 170 metros e a instalação do conjunto motor-bomba e painel de comando.
Para interligar os dois novos poços ao reservatório, em Gargaú serão assentadas duas adutoras de água bruta de 150 milímetros de diâmetro, com 1.500 metros de extensão cada uma. Além disso, serão recuperados os equipamentos eletromecânicos das duas elevatórias de água tratada com a substituição de peças compatíveis com a nova vazão.
"As obras do Governo do Estado, realizadas pela Cedae, visam a dotar a localidade de capacidade de suprir satisfatoriamente a demanda de abastecimento, provendo a população com água de qualidade, dentro dos parâmetros e com segurança operacional do sistema", detalhou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
De acordo com o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, essa iniciativa possibilitará o aumento da oferta de água à população. "Com a aproximação do verão o município terá um crescente número de pessoas no litoral e com isso haverá um aumento da necessidade de água. Através desse convênio estamos investindo na qualidade da água para todos turistas e moradores da região", finalizou o prefeito.


Benefício ampliado
Com as obras de investimentos também serão recuperados dois reservatórios elevados com capacidade de armazenamento de 150 mil litros e 100 mil litros respectivamente. Além disso, serão instalados 1.500 metros de tubulação em PVC com 250 milímetros de diâmetro. Para atendimento dos bairros periféricos, será ampliada a rede distribuidora com o assentamento de 18750 metros de tubulação. Serão instaladas e hidrometradas 500 ligações domiciliares e padronizadas outras 600 ligações.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Exposição de Produtos Reciclados faz sucesso no “Pequeno Franciscano” em São Francisco





Na tarde desta quinta-feira (18/11), foi realizado no Projeto Pequeno Franciscano, antigo Curumim, a I Exposição de Produtos Recicláveis. O evento aconteceu no pólo do Centro, no município de São Francisco de Itabapoana.
Durante a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos, as professoras usaram roupas feitas com material reciclado. O grupo de percussão Art Lata tocou o hino nacional e músicas gospel. A última atração da festa foi a palestra do professor Edson Martins com o tema “A importância e a necessidade de se reciclar”.
Na ocasião o subsecretário de Administração, Renato Cunha, representou o prefeito Beto Azevedo que estava cumprindo agenda no Rio de Janeiro. A secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, em seu discurso, falou da importância de aplicar a lição da reciclagem na vida pessoal. “Devemos reciclar a nossa maneira de tratar nossos pais, irmãos, professores e as pessoas em geral. A reciclagem perfeita de nossa vida é estarmos bem com nós mesmos”, concluiu Fátima.
Segundo a diretora do pólo de São Francisco, Maura Gonçalves, a exposição tem um papel fundamental na educação da criança. “A gente sempre ensinou que era preciso reciclar, mas nunca mostrou o que os alunos poderiam fazer com este material. Hoje me sinto realizada ao poder apresentar o que os funcionários juntamente com os alunos criaram”, contou Maura.
Desde outubro, as professoras têm pesquisado na internet e ensinado para os alunos os diversos tipos de artesanato com produtos recicláveis. Entre as peças expostas na exposição estão: abajour feito com filtro de café, bolsa feita de sacola plástica, pufe de garrafa pet e tapetes de jornal.
O subsecretário de Promoção Social, Nélio de Souza, e a coordenadora dos projetos sociais, Neuza Maria dos Santos, também participaram da festa. Ao final do evento, as autoridades foram presenteadas com peças da exposição.
Projeto Pequeno Franciscano
O Projeto Pequeno Franciscano atende crianças que não têm com quem ficar após a escola; além de atender alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Na unidade, as crianças recebem reforço escolar e aulas de dança, música e cultura. No pólo do Centro são atendidas diariamente mais de 150 crianças de 7 a 15 anos.
Por Bianca damasceno
Fotos Flori Fernandes

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

José Pinto assume mandato na Câmara Municipal

Fotos:Ronaldo Brum.

Tomou posse na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana o suplente de vereador do PDT, José Pinto Filho, o Pintinho, que assumiu a vaga da vereadora cassada Adriana Coelho do PDT.
Pintinho prestou juramento na reunião do Legislativo sanfraniscano,
independente de ter ou não quorum na reunião desta terça-feira (16/11) na Câmara de São Francisco de Itabapoana, houve posse do primeiro suplente de vereador do PDT. Isso porque a presidência do Legislativo Sanfranciscano convocou sessão solene, e essa, diferente da ordinária, não depende da presença da maioria absoluta para acontecer.
Desta vez, todos os vereadores, compareceram a solenidade de posse.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CRIANÇAS FICAM À DERIVA NO MAR DE SÃO JOÃO DA BARRA

Foto: A Defesa Civil Municipal de São João da Barra está bem equipada para situações de emergência . Crédito da foto: Andre Pinto.

INCIDENTE MARÍTIMO TEVE FINAL FELIZ, NESTE FINAL DE SEMANA.
A Defesa Civil São João da Barra, no Litoral norte do Rio de Janeiro, coordenou o resgate de quatro menores que ficaram à deriva durante toda a noite de sexta-feira dia 12 e madrugada de sábado, quando o as amarras do barco onde pescavam se soltou do porto do Pontal em Atafona, sendo carregado pelas correntes do Rio Paraíba do Sul e adentrando no oceano onde foram carregados pelas correntes marinhas até a localidade de Barra do Itabapoana, próximo a divisa com o Estado do Espírito Santo.

Foto: A Defesa Civil Municipal de São João da Barra tem equipamentos de salvamento terrestre, de rio e mar, além de parceria com o aeródromo municipal. Crédito da foto:Marco Pacheco - SEMASP.


No sábado pela manhã, a equipe de plantão no Centro de Operações Integradas – C.O.I., da Defesa Civil de São João da Barra foi informada que através do radio PX de comunicação do barco, as crianças com insistência ficaram pedindo ajuda, até que acabaram sendo ouvidas, quando já estavam na praia de Barra do Itabapoana, em SFI, cerca de 50 km distante de onde residem. Segundo informações de um dos menores, um pescador de Barra do Itabapoana, foi quem ouviu o pedido de SOS das crianças e conseguiu, com ajuda de amigos, resgatar o barco.

Após o fato ter sido comunicado aos membros dos conselhos tutelares de São Francisco do Itabapoana e de São João da Barra, as crianças foram atendidas no Posto de Saúde de Barra do Itabapoana e encaminhadas a São João da Barra, primeiro, através do Conselho Tutelar São Francisco do Itabapoana e de lá em uma embarcação da Defesa Civil de São João da Barra que após entrar em contato com os pais dos menores, conduziu-os em segurança para Atafona em São João da Barra.


http://andreambiental.blogspot.com/

domingo, 14 de novembro de 2010

10º DEUS é Show é sucesso em São Francisco





Estima-se que mais de quatro mil pessoas estiveram presentes na 10ª edição do maior evento religioso de São Francisco de Itabapoana. Deus é Show!
Muitos católicos, de toda parte do município - estiveram presentes - fazendo da noite do ultimo sábado(13), um verdadeiro momento de bençãos, à um povo que clama por dias melhores.
Fizeram parte da programação do evento, o Pe. Paulo Henriques e o cantor Eros Biondini e banda, que através da musica, eluminou todo o público, com suas palavras abençoadas.
O evento foi organizado pela Paróquia de Sao Francisco de Paula (Igreja Matriz de Sao Francisco), que neste ano tomou um outro formato, sendo realizado em praça pública, na principal Av. do Cento da cidade.

O encerramento foi com uma intensa queima de fogos de artifícios iluminando o céu de São Francisco. De parabéns todos da equipe do Deus é Show 10 anos.

Nota:O evento teve a cobertura de todos os blogs da região, e foi transmitido ao vivo, pela rádio Sao Fco FM.
Fotos dos Blogs:

Parabéns aos organizadores pelo sucesso de mais um Deus é Show!