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Momento Gospel

terça-feira, 25 de abril de 2017

Eficiência no atendimento: Cerca de 95% dos casos são resolvidos no PROCON de SFI


Sob nova administração, o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Francisco do Itabapoana tem mostrado eficiência nos trabalhos prestados à população. Dos 240 casos registrados, 227 foram solucionados, ou seja, uma margem positiva de 95% dos problemas resolvidos. Dados fornecidos pelo órgão no período de janeiro a abril deste ano.
O PROCON de São Francisco é vinculado a Procuradoria Geral do Município. É um importante instrumento destinado à proteção e à defesa dos direitos e interesses dos consumidores, exercendo as funções de acompanhamento e fiscalização das relações de consumo.
Um fato que esclarece bem o trabalho do setor foi o de Edna Ribeiro Ferreira, 70 anos, moradora de Macuco. A aposentada teve problemas com a Oi operadora de serviços telefônicos. Contratou um advogado particular, participou de audiência no fórum e mesmo assim, sem seu conhecimento, teve o nome negativado no SPC/SERASA pela operadora. Quando soube, Edna imediatamente procurou esclarecimento no PROCON e em poucos dias obteve o seu caso resolvido.
“O Programa de Proteção e Defesa dos Direitos e Interesse dos Consumidores é uma instituição que possui um alto grau de confiança, uma vez que está sempre lutando por melhorias no atendimento aos consumidores. Este órgão tem prestado um excelente serviço aos consumidores que se sentem lesados e que nos procuram para solucionar seus problemas.”, confirmou a advogada e coordenadora do PROCON, Gilda Quintanilha.
Há ainda o caso da Vanuza Anastácia, do lar, moradora do centro da cidade. Ela utilizou os serviços do PROCON pela primeira vez e está muito satisfeita com o resultado. “Eu tive um problema com a operadora Vivo que me cobrou absurdamente um serviço sem me informar claramente sobre ele. Através do PROCON, tudo foi resolvido em menos de uma semana. Muito obrigada pela excelência no atendimento”, agradeceu Vanuza.
A advogada falou sobre a situação apresentada. “Esse caso da Vanuza foi uma das dezenas de ocorrências que temos resolvido. No acontecimento dela, faltou pela parte da empresa prestadora do serviço de telefonia, o princípio da transparência e as informações não foram passadas da maneira correta. Eles têm essa obrigação, faz parte dos princípios constitucionais”, afirmou Gilda.
Segundo a coordenadora, o PROCON foi criado em 1997 e desde a sua fundação atua sem nenhum departamento para dar suporte ao setor. “Pretendemos instituí-los de acordo com a lei vigente”, antecipou a advogada.

Quem se sentir lesionado enquanto consumidor pode buscar o serviço do PROCON localizado na Praça dos Três Poderes, s/n, das 8h às 17h, ou mais informações pelo telefone (022) 27892626.  Para melhor detalhamento dos dados, é importante que o consumidor junte cópias de toda documentação que puder, para que fique caracterizado o prejuízo causado, facilitando assim a solução ou o encaminhamento do problema.